

PROGRAMA ECOLÓGICO DE LONGA DURAÇÃO
TAMANDARÉ SUSTENTÁVEL
Acompanhe as novidades do PELD-TAMS no Instagram!
@peldams
O PELD TAMS tem como objetivo compreender os padrões e processos que estruturam ecossistemas marinhos e costeiros, incluindo como eles variam no tempo e no espaço, como esses ecossistemas estão conectados, e fatores chave na resiliência diante de mudanças ambientais, de forma a subsidiar a adoção de estratégias de manejo e conservação necessárias para a manutenção da biodiversidade e do uso sustentável.





As principais questões que o PELD TAMS busca responder incluem:
-
Qual é a escala da conectividade espacial na plataforma continental tropical?
-
Qual é a variabilidade temporal e quais são as tendências observadas em relação a impactos antrópicos e climáticos observados nas últimas décadas?
-
Quais as principais fontes de variação nestes sistemas e quais são os elementos-chave na resiliência a impactos antrópicos e ambientais?
-
Qual estratégia espacial e temporal que deverá, idealmente, ser adotada para garantir o uso e conservação destes ambientes?
Sub-projetos e resultados esperados:
1. Geodiversidade:
Mapeamento das áreas de ocorrência de concentração de biodiversidade associadas a feições topográficas e características oceanográficas, e determinação das feições associadas hotspots de diversidade.
2. Estudo dos Processos Oceanográficos:
Modelagem dinâmica das massas d’agua e padrões de circulação identificando como estes atuam na conectividade e manutenção ecossistêmica, bem como as interferências de padrões climáticos locais e globais.
3. Estudo da Conectividade Populacional e Ecossistêmica:
Conhecimento da dinâmica espaço-temporal da conectividade populacional e ecossistêmica. Avaliação de resiliência populacional frente a impactos ambientais. Modelos de circulação e suas interações com variáveis climáticas. Efeitos da pesca nas populações e efetividade do arranjo espacial de áreas protegidas.
4. Conservação e uso sustentável da biodiversidade:
Avaliação e diagnóstico do estado de conservação das comunidades e ecossistemas e das populações exploradas pela pesca, estratégias de recuperação para espécies ameaçadas e na efetividade das áreas protegidas e em propostas de uso e ordenamento através de planejamento espacial marinho.
5. Contribuição para o sistema de gestão local:
Contribuição para o sistema de gestão local, promovendo o envolvimento da sociedade através da disseminação dos resultados científicos e da promoção da participação comunitária. Aumento do envolvimento local, disseminação do conhecimento e empoderamento da sociedade para os processos decisórios.